O projeto
O ASTPesca Rio Negro é um projeto acadêmico científico. Este projeto é uma extensão do projeto de Tese de Doutorado da Discente Chiara Lubich, intitulado "Pesca esportiva no médio Rio Negro, Amazonas - Brasil: Avaliação ecológica, econômica e social", sob orientação do Prof. Dr. Carlos Edwar de Carvalho Freitas e coorientação da Profa. Dra. Flávia Kelly Siqueira de Souza, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O projeto foi aprovado juntamente à Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Edital nº 008/2022 - Programa Kunhã - C,T&I no Amazonas, para financiamento da realização da pesquisa.


Tripé da sustentabilidade
O projeto foi pensado visando o tripé da sustentabilidade (aspectos: ecológico, social e econômico). Visto que esses aspectos estão interligados, e de forma evidente, sem o recurso ambiental (o peixe e os ambientes), impactaria negativamente e diretamente os aspectos sociais e econômico no município de Barcelos - Amazonas. Dessa forma, estudos que visem avaliar essas relações são importantes para entender e melhorar a atividade na região.


Aspecto ecológico
Os aspectos ecológicos estão relacionados ao ambiente e ao recurso visado pelos praticantes da pesca esportiva, o peixe, mais precisamente o tucunaré (Cichla sp.)




Aspecto social
Aspecto econômico
Os aspectos econômicos estão relacionados aos gastos para prática da pesca esportiva, como compra e venda de pacote.
Os aspectos sociais estão relacionados as relações das pessoas durante a prática da pesca esportiva, como por exemplo, a motivação para visitar Barcelos para pescar.
Galeria do Projeto
Imagens e momentos do projeto de pesca esportiva no município de Barcelos, Amazonas











